My name is Holmes

My name is Holmes

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Berloque no Japão








Olá pessoal!
Acabei de chegar em Tokio.
Isso aqui é muito bonito e todo mundo tem olhinhos puxadinhos.
Já estou vestido à caráter para não ser incomodado pelos fãs, afinal sou quase uma celebridade.
O povo japonês se destaca pela sua educação e cordialidade.
Já percebi que usam muito reverências com a inclinação do corpo ou cabeça.
Na maioria das casas, as pessoas tem o hábito de tirar os sapatos antes de entrar .
Preciso verificar se minhas meias não estão furadas e lembrar-me de passar talquinho para não ficar com chulé.
Do lado de fora dos portões de igrejas e templos budistas, um par de shishi (leões), tradicionalmente, monta guarda.
O shishi aparece com sua boca aberta (para assustar os demônios) ou fechada (para abrigar e manter os bons espíritos).
Parece que por aqui os leões são vistos com bons olhos . Sorte a minha!

Os japoneses têm um monte de amuletos da sorte:

Boneco Sasano -Acredita-se que este boneco possui o poder de afastar doenças, trazer sucesso na vida, atrair sorte e prosperidade para quem os possuir;

Boneco Daruma - comumente encontrado em residências japonesas, é um símbolo de boa sorte, também é um símbolo de perseverança e esforço contínuo, pois por mais que se tente derrubá-lo, ele sempre volta à posição vertical ( é quase um João bobo). Existe a crença popular de que o Daruma ajuda a realizar desejos.

Manekineko -é um gato com uma pata levantada. Esta figura é vista no Japão como símbolo de boa sorte, acenando para a prosperidade e sucesso nos negócios, com a sua pata curvada. Geralmente o manekineko segura um koban (uma moeda dourada)

Vou comprar um de cada para me garantir.

O Ano Novo para os japoneses é uma data muito festiva. Os portões frontais das casas são decorados com enfeites de pinheiro (Matsukazari); pratos especiais (Osechi) são preparados para a data, e as crianças recebem dinheiro dos pais e parentes (Otoshidama) como presente de Ano Novo.
Uma decoração especial de Ano Novo é o Kagamimochi, enfeite confeccionado de bolinhos de arroz arredondados (Mochi) colocados um sobre outro .(particularmente prefiro as rabanadas da minha mamys)

Já estou sentindo-me um autêntico nipônico.
Agora , com licença que chegou a hora do Chanoyu, é hora do chá!
Por aqui tomar chá é uma arte!

Sayonara!


Berloque Holmes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

nanapereira@superig.com.br